terça-feira, 6 de março de 2012

Perdão!

,


"Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.
Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.
Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.
"O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.
O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.
"Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’
"Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’.
"Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.
"Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.
Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’
Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.
"Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão". 

Mateus 18:23-35
Praticar o perdão é algo tão difícil, quanto necessário. NECESSÁRIO porque nos libertamos das algemas invisíveis  do ódio, da culpa destrutiva, da mágoa e de todo sentimento que neurotiza a alma. DIFÍCIL pela nossa condição de falhos e pecadores pois muitas vezes ficamos prisioneiros de sentimentos inferiores como o orgulho e o egoismo.
Perdão não é uma tarefa fácil, é difícil porque só nós sabemos o que passamos e o quanto sofremos com aquela atitude de alguem que nos feriu e magoou.
Perdão é uma caminhada diária que deve-se dar uma passo de cada vez, se você não consegue peça ajuda de Deus para que Ele venha segurar em suas mãos e encina-lo andar.
O perdão, contudo, não é simplesmente uma recusa a tirar vingança. Algumas vezes a pessoa ofendida abstém-se de responder ao mal com o mal, mas não está querendo libertar quem o ofendeu mesmo quando o essa pessoa se arrepende. Se perdoo meu irmão, tenho que "esquecer" o que ele/ela me fez no sentido que não mais o atribuo a ele. 
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" Mt 6:14-15
 Alguem disse que  é como abrir a cela de um prisioneiro e depois perceber que o prisioneiro era você! Quantas e quantas vezes já nos vimos encarcerados naquela cela de ódio amargura, rancor? Querido (a) só você tem a chave para abrir esta cela em que você encontra. Deus  deu a maior prova de  amor enviando Jesus como espiação por nossos pecados,  José que foi traído por seus irmãos e vendido como escravo, mesmo passado tantos anos ele os perdoou (Mateus 45:1-15) !  Perdoar os outros é amar a si mesmo, querido você não se deu conta que esse sentimento só te faz mal? Te traz dores, amargas lembranças já está ou melhor já passou da hora de você se ver livre desse sentimento ruim! 
Para nos prepararmos para perdoar, precisamos lembrar que nós mesmos somos pecadores e necessitados do perdão divino. No caso do cristão, Deus nos perdoa dia após dia. Quando nos lembramos da grandeza da dívida que Deus quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação 
Ninguém pode nos magoar e nos ferir amenos que deixemos!
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

1 comentários:

  • 17 de março de 2012 às 13:11
    Jean Correa says:

    Perdoar é reconhecer que você não é superior ao outro, mas sim igual, tão passível de pisar na bola quanto qualquer um. Talvez por isso seja tão difícil perdoar para alguns; rebaixar-se ao nível do outro, saindo de uma posição ilusória, inventada pela própria pessoa. Pois na verdade, todos erramos, sem exceção.

    Jean Corrêa
    www.prosadecrente.blogspot.com

Postar um comentário